O Que São Hormônios?

Hormônios são substâncias produzidas pelas glândulas endócrinas que atuam dentro da corrente sanguínea. Os hormônios são governados por atividades cerebrais e regulam o crescimento, o desenvolvimento, controlam as funções de muitos tecidos, auxiliam as funções reprodutivas e regulam o metabolismo. O termo “hormônio” tem origem grega e significa “pôr em movimento”.

O declínio desses hormônios é inversamente proporcional ao envelhecimento, ou seja, quanto mais velho o indivíduo fica, menos hormônios sexuais ele vai produzir naturalmente. Esse processo pode chegar até o desaparecimento total da produção desses hormônios a exemplo, no caso da mulher, no período conhecido como menopausa, quando o corpo cessa a produção de tais hormônios.

Implantes Hormonais

O tratamento de Terapia de Reposição Hormonal (TRH) é realizado por meio da implantação subcutânea de um segmento de tubos de silicone semipermeáveis. Esses tubos medem de 4 a 5cm e comportam cerca de 50mg de uma substância hormonal pura, que pode ser estradiol e testosterona bioequivalentes, ou progestínico.

Tais substâncias podem ser usadas de forma associada ou não, de acordo com a necessidade de cada paciente, verificada em exames específicos.

Os implantes podem ser colocados em qualquer parte do corpo, preferencialmente na região glútea. O procedimento de implantação dura menos de dez minutos, é indolor – já que é feito com anestesia local – e não apresenta restrições.

Após a implantação, o hormônio é liberado gradativamente na corrente sanguínea, de maneira segura e com dosagem personalizada, por um período de seis meses a um ano.

 

NÃO AOS EFEITOS COLATERAIS

Os Implantes Hormonais de testosterona e estradiol são bioequivalentes, o que significa que são iguais aos hormônios produzidos pelo próprio organismo, no que diz respeito à estrutura molecular.

Desenvolvidos a partir de amostras orgânicas extraídas da urina de homens e mulheres jovens, causam efeitos colaterais consideravelmente menores do que os desconfortos gerados pelos hormônios sintéticos – obtidos em “laboratório” e geralmente utilizados nos tratamentos convencionais.

PRATICIDADE E SEGURANÇA

Entre os principais motivos que fazem com que os Implantes Hormonais sejam extremamente bem aceitos pelos pacientes, estão:

Eficácia: os resultados alcançados por meio do método são surpreendentes;
Praticidade: o paciente só precisa se preocupar com a troca do implante no intervalo de seis meses, ou um ano;
Segurança: o método elimina a possibilidade do esquecimento do uso da medicação;
Controle: garantia de que a dosagem correta será distribuída ao organismo.

 

Detalhe do tubo de silástico contendo o hormônio

Detalhe do tubo de silástico contendo o hormônio